Operação de prevenção ao Aedes aegypti nas casas de veranistas em SJB

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra (SJB), reforça a ação de combate ao Aedes aegypti nas casas de praia que estavam fechadas nos últimos meses.
No início de janeiro, equipes de campo vão realizar o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), para nortear as ações dos agentes nos sete mutirões a serem realizados em janeiro e fevereiro, seis deles nas sextas-feiras.
“Na baixa temporada essas casas ficam em sua maioria fechadas, dificultando o trabalho preventivo. Agora, com a chegada dos veranistas, iniciamos as visitas com orientações e vistorias nos imóveis para identificar possíveis focos e fazer o combate. Estamos prontos para intensificar as ações e evitar o crescimento não apenas do número de casos de Dengue, mas também o possível surgimento de casos de zika e da chikungunya”, afirmou o diretor do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses), Matheus Moreira.
O levantamento será realizado entre os dias 6 e 10 de janeiro (de segunda a sexta-feira).
O primeiro mutirão do verão na sexta-feira seguinte, dia 17 e nos dias 24 e 31, serão realizados os outros dois mutirões de janeiro. Em fevereiro os mutirões estão agendados para os dias 7, 14 e 21 (sextas-feiras) e dia 26, última quarta-feira do mês.
A programação de combate ao Aedes aegypti será divulgada pela prefeitura de São João da Barra, sites e rádios locais.