Como Se Motivar e Ser Feliz Todos os Dias ao Acordar

Mulher acordando motivada e feliz

É segunda de manhã. O alarme toca. Qual é o primeiro pensamento que vem à mente quando você abre os olhos?

“Eu realmente não quero ir trabalhar hoje”, “Eu tenho um dia tão longo pela frente, que preguiça” ou “Sim! É uma nova semana pela frente! Ansioso para fazer muito trabalho.”

Qualquer que seja sua resposta, faça a si mesmo esta pergunta:

“O que fez eu me sentir desmotivado?” O que fez eu me sentir negativo ou positivo com relação à segunda-feira? Como se motivar?

Conheça Pedro

Eu costumava ter um colega chamado Pedro.

Ele ia trabalhar no mesmo horário todas as manhãs e saía às 18:30 em ponto todas as noites. Nem um minuto antes, nem um minuto depois.

Ele era conhecido por ser o desmancha rodinha, pois muitas vezes era mal-humorado com todos, tanto que as pessoas o evitavam sempre que possível. Ele reclamava de absolutamente tudo.

Tive uma breve conversa com ele certa manhã, onde nós dois estávamos tomando café.

Ele me disse que trabalhava com a empresa há mais de 20 anos! Quando ele me disse isso, perguntei a ele o que o motivou a permanecer por tanto tempo, e sua resposta foi simplesmente:

“Não sei. É um trabalho que paga as contas e fica perto de onde eu moro.”

Com isso, ele se afastou e eu fiquei sozinho com meu café quente, sem palavras.

Como alguém pode estar fazendo exatamente a mesma coisa há mais de 20 anos? E ele claramente não gosta de seu trabalho, com todas as queixas e atitudes ranzinzas. Então, por que ele não fez nada sobre isso?

Os 2 tipos de pessoas

Triste e feliz

Este pode ser um caso extremo, mas tenho certeza de que você deve conhecer pessoas que fazem a mesma coisa há anos e parecem não ter nenhum problema em permanecer estagnadas. 

Seja no casamento, no trabalho ou em empreendimentos pessoais, eles parecem estar se dando muito bem sem progredir em direção a algo “melhor”.

Por outro lado, tenho certeza de que você também conhece pessoas que se concentram no positivo, estabelecem metas e estão constantemente se esforçando para alcançar maiores alturas.

Seja promoções no trabalho, construção de uma família, celebração de marcos em seu casamento ou relacionamento, melhoria de casas e carros, criação de novos negócios ou indo à escola novamente, esses indivíduos parecem progredir constantemente em direção a algo que melhora suas vidas.

Então, qual é a diferença entre essas duas categorias de indivíduos?

O que você tem vontade ou não de fazer, resume-se a uma coisa. E isso é motivação

É a força, ou a falta dela, que o leva adiante para superar desafios e obstáculos para alcançar seus objetivos.

Sem motivação, você desistirá após algumas tentativas fracassadas ou mesmo no primeiro desafio difícil que aparecer no seu caminho. 

Ou, no caso de Pedro, apenas permanecerá onde está: infeliz, mas sem fazer nada para avançar.

O que é motivação, realmente?

Motivação

Quer você perceba ou não, a motivação é uma força enorme em sua vida; e ela precisa ser aproveitada para se destacar e aproveitar o que você está fazendo diariamente.

Infelizmente, muitos generalizam demais a palavra motivação. Pensamos ser motivados ou desmotivados como um simples estado de ser “sim” ou “não”.

Mas a motivação não é uma mudança. Motivação é um fluxo

Para se sentir motivado, você precisa mergulhar além da superfície. Apenas ler uma citação motivacional, ser incentivado por seus amigos ou até mesmo por mentor não ajudará você a criar motivação sustentável a longo prazo.

Você pode pensar na motivação que quer alcançar como o Sol (auto-sustentável e duradouro), que fornece um fluxo constante de energia para toda a vida na Terra.

Assim como o Sol, seu “mecanismo de motivação” possui camadas diferentes, começando do núcleo e se espalhando para a superfície. 

A superfície é o que você vê, mas o processo real é conduzido a partir do núcleo; e essa é a parte mais importante … vou explicar o porquê daqui a pouco.

Se você puder criar um mecanismo de motivação autossustentável, poderá não apenas encontrar mais significado e propósito em sua vida, como também aproveitar cada minuto do que está fazendo, o que tornará seus papéis e objetivos responsabilidades menos trabalhosas.

Isso não seria um divisor de águas?

Deixe-me ajudá-lo a entender melhor esse fluxo de motivação, dividindo o Motor de Motivação em 3 partes:

  1. Principal – Finalidade
  2. Suporte – Ativadores
  3. Superfície – Agradecimento

Eu diria que estamos mais familiarizados com as camadas 2 e 3, pois entramos em contato direto com as duas com frequência.

A Segunda Camada: Suporte – Ativadores

Em essência, a segunda camada do Motor de Motivação (também conhecido como Facilitadores) é o que suporta seus objetivos.

Os ativadores podem ampliar o núcleo de motivação que você tem ou acelerar o momento que você constrói.

Basicamente, eles criam circunstâncias favoráveis ​​para que as coisas corram bem.  

A Terceira Camada: Superfície – Agradecimento

A terceira camada, também conhecida como Reconhecimento, abrange qualquer tipo de reconhecimento externo que possa lhe dar motivação. 

Pode vir na forma de respeito ou reconhecimento, como elogios.

Ou poderia ser apoio emocional através de incentivo, feedback e críticas construtivas. 

Também pode ser afiliação, onde você tem companheiros ou amigos em comum que compartilham o mesmo objetivo ou carga com você.

Isso geralmente é o que você vê na superfície quando olha para outras pessoas. Você vê o reconhecimento externo, o respeito e o reconhecimento que eles estão recebendo.

A Camada Mais Interna: Núcleo – Finalidade

Mas o mais importante, e a verdadeira força motriz por trás do seu fluxo de Motivação, é o núcleo mais profundo – o seu Propósito. 

Seu objetivo é o que diferencia os motivados dos desmotivados, os realizadores dos fracassados, os felizes dos infelizes.

Seu núcleo motivacional é o seu objetivo e é sustentado por duas coisas: Ter significado e avançar. 

Com esses dois como base, você terá uma fonte de energia que alimentará a energia motivacional indefinidamente.

Então, como você faz essas duas coisas?

Como sustentar seu objetivo

Como sustentar seu objetivo

Ter significado é simples. Basta fazer uma pergunta a si mesmo: Por que?

Por que você está perseguindo um determinado objetivo? Se o motivo for vago ou obscuro, sua energia motivacional será a mesma. 

Enquanto a motivação fornece energia para você fazer alguma coisa, essa energia precisa ser focada em algum lugar. Portanto, sem significado, não há direção para focar sua energia.

No entanto, ter um objetivo significativo não significa que você precise mudar o mundo ou criar um enorme impacto na sociedade. 

O segredo do trabalho significativo é simples: Ele deve contribuir com valor para algo ou alguém que é importante para você.

A seguir, está ganhando o Movimento Avante

Em suma, isso significa apenas seguir em frente. Como uma bola de neve, a motivação de ter progresso cria impulso. Então, para continuar assim, você precisa seguir em frente.

E a boa notícia é que seu progresso não precisa ser grande para que você o reconheça. 

Pequenas quantidades de progresso podem ser igualmente motivadoras, desde que continuem chegando. 

Como dirigir um carro, você pode ser realmente impaciente se estiver completamente parado. Mas, diminui se você estiver avançando – mesmo que esteja se movendo lentamente.

Criar um indicador de progresso simples, como listas de verificação ou marcos, é uma ótima maneira de visualizar suas pequenas (e grandes) vitórias. 

Eles acionam seu cérebro para reconhecê-los dando a você pequenos impulsos de energia motivacional.

É por isso que os videogames são tão viciantes! Eles estão cheios de indicadores de progresso em todos os lugares. 

Mesmo que o progresso seja completamente virtual, eles ainda são capazes de acionar os centros de motivação em seu cérebro.

Descubra o que o impulsiona hoje

Descubra o que o impulsiona hoje

Então, por que não tirar um tempo hoje e refletir rapidamente sobre onde você está agora? Tome um aspecto da sua vida em que você gostaria de avançar mais.

Por exemplo, pode ser seu trabalho atual. 

Primeiro, comece com o porquê.  

Anote as razões pelas quais você está no cargo em que está.

Depois, pense no seu núcleo de motivação: Seu objetivo. Anote o que há em seu trabalho que lhe dá significado e quais são algumas das coisas que ajudarão a impulsioná-lo na vida.

Depois de ter esses pontos, é hora de fazer uma comparação. 

Seu emprego atual ajuda você a progredir em direção ao objetivo que você escreveu?

Se isso acontecer, então maravilhoso! Você está no caminho certo. 

Mas se isso não acontecer completamente, ou agora você perceber que está fora do objetivo, não entre em pânico. Definitivamente não é tarde demais!

Todos nós não gostaríamos de ser motivados e felizes?

Todos nós não gostaríamos de ser motivados e felizes

Felicidade não precisa ser um termo vago ou ilusão que você está constantemente perseguindo – sem fim à vista. 

Ao encontrar sua verdadeira motivação, você estará um passo mais perto de realizar sua felicidade e encontrar significado em todas as coisas que fizer.

Você pode ter tentado muitas soluções para ajudá-lo a se manter motivado e descobriu que nenhuma delas realmente tem impacto. 

Isso ocorre porque elas provocam apenas mudanças incrementais, e mudanças permanentes requerem uma abordagem holística. 

Requer mais do que apenas focar em uma área da sua vida ou mudar uma parte de sua rotina ou ações.

Você quer fazer uma mudança fundamental; mas parece um território grande e desconhecido no qual você não pode se aventurar neste momento de sua vida.

A verdade é que levar sua vida para o próximo estágio não precisa ser tão complicado. 

Então, se você gostaria de dar o primeiro passo para alcançar seu objetivo de vida, a hora é agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui