Como Celebrar Pequenas Vitórias Para Alcançar Grandes Objetivos

Como Celebrar Pequenas Vitórias Para Alcançar Grandes Objetivos

Todos nós queremos ser bem-sucedidos em nossos objetivos e são esses objetivos que colocam significado em nossas vidas.

Você já tentou alcançar um grande objetivo e desistiu no final? 

Você já começou a trabalhar em direção ao seu objetivo, mas com o tempo sentiu que a montanha era muito alta para escalar e se perguntou como você chegaria ao topo?

Você já experimentou a sensação de que passou tanto tempo tentando alcançar seu objetivo, mas sentiu que nada mudou?

Se já aconteceu com você, então você não está sozinho. 

Como seres humanos, somos criados para enxergar naturalmente os problemas e facilmente nos punir por mau comportamento.

Nossas mentalidades podem nos derrubar quando sentimos que falhamos e isso geralmente resulta em desistir de sonhos e objetivos.

Então, qual é o segredo para alcançar esses objetivos? 

As pessoas de sucesso fazem grandes conquistas o tempo todo, então, como elas fazem isso? 

O que as torna tão diferentes?

Perspectiva e Mentalidade

Thomas Edison

Muitas pessoas podem atribuir o sucesso de outras pessoas à sorte ou a um talento natural que lhes permite se sobressair no que desejam alcançar. 

Sim, pode ser esse o caso, mas na maioria das vezes depende de uma mentalidade específica e da maneira de encarar seus objetivos como um todo.

Tomemos Thomas Edison, o empresário americano que inventou a lâmpada. 

Edison levou quase 10.000 tentativas para criar uma lâmpada – é uma enorme quantidade de ‘falhas’ antes de finalmente encontrar o sucesso. 

Mas, em resposta às repetidas falhas, ele disse: “Eu não falhei. Apenas descobri 10.000 maneiras que não funcionam. ”

Em outras palavras, ele pegou seus fracassos e os transformou em sucessos porque sua perspectiva estava focada em alcançar e não fracassar. 

É bem claro que ele tinha uma mentalidade e uma perspectiva positiva que lhe permitiram celebrar esses pequenos passos e vê-los como realizações.

Como mencionei anteriormente, é muito fácil nos reprimirmos por pequenos erros e falhas. 

E os nossos pequenos sucessos? Bem, a ironia disso é que, embora facilmente nos sintamos negativos com o fracasso, quase nunca comemoramos nossos sucessos e é aqui que está a mágica.

Comemore pequenas vitórias

Comemore pequenas vitórias

A chave para o sucesso é perceber que nossos grandes objetivos não vão acontecer da noite para o dia, na próxima semana ou talvez até no próximo ano, mas tudo bem. 

Temos a tendência de focar nos objetivos finais, e não nos pequenos e significativos passos que tomamos para chegar a esse objetivo.

É por isso que é importante reconhecer e celebrar pequenas vitórias. 

O problema de não fazer isso é que acabamos diminuindo nossa motivação, e é a motivação que nos mantém no caminho certo e nos dá forças para chegar ao topo da montanha.

A desmotivação geralmente ocorre porque não temos certeza de quão longe estamos de nossos objetivos. 

Às vezes, acreditamos cegamente que o objetivo ainda está muito longe, quando na verdade, ele pode estar ao virar da esquina – algo que nunca saberemos se desistirmos.

Portanto, é importante garantir que você comemore seus pequenos objetivos ao longo do caminho. 

Reconhecer isso acende o circuito de recompensa de nossos cérebros e libera substâncias químicas que nos dão a sensação de orgulho, nos dando o fator sentir-se bem e a felicidade e nos faz querer ir mais longe em direção à nossa próxima conquista.

Apreciação é a chave

Apreciação é a chave

A apreciação às vezes pode ser menosprezada na vida e tendemos a esquecer de apreciar o que fizemos e o que fazemos. 

Apreciar nossas pequenas vitórias e os pequenos passos que damos pode ser a diferença entre fracassar e ter sucesso. 

A falta de apreço e gratidão pode nos levar a descer a ladeira escorregadia de não poder ver a importância de nossos pequenos sucessos. 

Quando celebramos as pequenas coisas, estamos reconhecendo que estamos no caminho certo para alcançar conquistas – na verdade, estamos alcançando o tempo todo e é um mito que só teremos sucesso depois de atingirmos esse objetivo ilusório.

Criando hábitos de sucesso

Hábitos de sucesso

Hábitos de sucesso são iguais a sucesso. 

Todos sabemos que criar e mudar hábitos pode ser difícil, pois nossas mentes acham difícil se adaptar a novas rotinas, mas reconhecer e celebrar as pequenas vitórias é como você se ajuda a estabelecer os hábitos de que precisa e a continuar. 

Nossos cérebros precisam de reforço; assim, permitir-se ser recompensado desenvolverá um “vício em progredir” que fará com que seu cérebro queira continuar com os próximos passos.

Reconheça a importância do momento presente

Reconheça a importância do momento presente

Então, qual é o segredo para um hábito de sucesso? É tudo sobre entender a importância do momento presente. 

Tendemos a tomar o momento presente como como insignificante e acreditamos que as pequenas coisas que fazemos no momento não estão nos mudando.

Você deve investir nas pequenas coisas por um longo período de tempo e entender que só existe o momento em que você está (que é o agora, o presente) e, embora esses momentos pareçam insignificantes ao determinar se você obtém sucesso ou falha em alguma coisa, é a combinação de momentos ao longo do tempo que alcança as grandes coisas.

Por exemplo, digamos que você queira aprender um assunto totalmente novo. 

A leitura de 10 páginas de um livro hoje sobre este novo assunto não aumentará significativamente seu conhecimento e talvez nem 10 páginas amanhã e 10 páginas no dia seguinte. 

No entanto, é a combinação de todos esses momentos de leitura de 10 páginas por dia que, eventualmente, permitirá que você aprenda completamente o novo assunto. 

Em outras palavras, ler essas 10 páginas por dia pode parecer insignificante no momento, mas todas são importantes nas etapas para alcançar seu objetivo.


5 Dicas Para Alcançar o Sucesso

5 Dicas Para Alcançar o Sucesso

Com tudo isso em mente, são os pequenos passos que tomamos que precisam ser reconhecidos e apreciados pelo que são. 

A motivação é um grande fator para ter sucesso ou não, e ser capaz de recompensar a nós mesmos e celebrar pequenas vitórias é a chave.

1 – Divida objetivos grandes em objetivos menores – Crie metas pequenas e realizáveis ​​que permitirão ver seu progresso com mais clareza.

2 – Recompense-se por alcançar objetivos pequenos –  Pense no que você mais gosta e faça isso sempre que concluir uma etapa. 

Pode ser qualquer coisa, desde tomar seu café favorito, comer chocolate ou até mesmo viajar para algum lugar.

Tenha algo a esperar para treinar seu cérebro a criar motivação.

3 – Não exerça pressão sobre si mesmo – Estabelecer um prazo para seus objetivos pode levar a possíveis sentimentos de fracasso. 

Relaxe com seus limites de tempo e isso aumentará sua felicidade e motivação.

4 – Acompanhe seu progresso – Anotar ou acompanhar seu progresso o lembrará de quão longe você alcançou seu objetivo. 

Às vezes, podemos desistir porque desconhecemos o quanto estamos perto do sucesso e esquecemos o quanto fizemos. 

Anote todas as pequenas vitórias – vê-las anotadas pode até ser uma recompensa em si!

5 – Mude sua perspectiva –  Às vezes, quando nos concentramos demais no objetivo final, pode parecer muito longe alcançá-lo. 

Tente pensar nisso, não como escalando uma montanha enorme, mas descendo uma com talvez alguns bons restaurantes (recompensas) para parar e relaxar no caminho – dessa forma, você pode visualizar a chegada de lá muito mais fácil!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui